terça-feira, 17 de novembro de 2009

A quadra de vôlei mede 9 m de largura por 18 m de comprimento. A rede encontra-se a 2,43 m do chão, para os homens, e a 2,24 m, para as mulheres. A bola tem de 65 cm a 68,5 cm de circunferência e pesa cerca de 300 g.
http://www.cdcc.sc.usp.br/julianoneto/profissoes/volei.html

William George Morgan é o inventor do vôlei . Foi diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (AC
M), na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América do Norte no ano de 1895 e Filho de George Henry Morgan e Nancy Chatfield, é o maior de quatro irmãos.
http://bomsaque.blogspot.com/2007/04/voce-sabe-quem-inventou-o-voleibol.html

O voleibol f
oi criado no ano de 1895 pelo americano William C.Morgan, diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM), na cidade de Holyoke, em Massachusets, nos Estados Unidos da América do Norte.
http://www.voleimaniaonline.com.br/historia.htm

Para se jogar voleibol são necessários 12 jogadores divididos igualmente em duas equipes de seis jogadores cada. As equipes são divididas por uma rede que fica no meio da quadra. O jogo começa com um dos times que devem sacar.Logo depois do saque a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo do adversário onde os jogadores tentam evitar que a bola entre no seu campo usando qualquer parte do corpo (antes não era válido usar membros da cintura para baixo, mas as regras foram mudadas). O jogador pode rebater a bola para que ela passe para o campo adversário sendo permitidos dar três toques na bola antes que ela passe, sempre alternando os jogadores que dão os toques. Caso a bola caia é ponto do time adversário.
O jogador pode encostar na rede (desde que não interfira no andamento do jogo), exceto na borda superior, caso isso ocorra o ponto será para o outro time. O mesmo jogador não pode dar 2 ou mais toques seguidos na bola, exceção no caso do toque de Bloqueio.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol

as posições: LEVANTADOR-É o distribuidor das jogada,ele é quem arma a sua equipe, devendo ser o célebro do time, do qual depende do sucesso ou fracasso.Ele deve ter liderança m inteligência, boa visão geral do jogo,bom diálogo com os atacantes, não se deixando dominar.E que seje uma extensão do técnico dentro da quadra.JOGADORES DE PONTA-São responsáveis pelo passe do time,juntamente com o líbero.Portanto são aqueles que tem o melhor domínio com a manchete.São responsáveis pelo ataque rápido e de força na entrada e saída de rede.JOGADORES DE MEIO-São de maior estratura.Sua função principal é fazer o bloqueio de meio,marcando as bola rápidas e de diagonal, e ataques de bolas rápidas.É a função que exige certa dose de sacríficio , pois em td jogada ele que puxa a 1ªbola para segurar o bloqueio de meio do adversário e consequentemente liberar os seus atqcantes de ponta para pegar o bloqueio simples.OPOSTO-É o jogador decisivo de ataque de força, ele é quem desafoga o levantadoe, principalmente nas bolas de segurança.Este jogador deverá dominar bem os ataques de ponta,meia bola, bola rápida e fundo.Não prescisa passar.Só se preocupando com o ataque, bloqueio e defesa,mais sua jogada principal é o ataque de saída e fundo.LÍBERO-Impressindível em qualquer esquema,é principal jogador de passe e defesa.Normalmente entra no lugar do jogador de meio que estiver no fundo de quadra sendo responsável por pelo menos 50% do passe de sua equipe.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080208103535AA7GZgK

O ataque é, em geral, o terceiro contato de um time com a bola. O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa. Para realizar o ataque, o jogad
or dá uma série de passos contados ("passada"), salta e então projeta seu corpo para a frente, transferindo deste modo seu peso para a bola no momento do contato.
O voleibol contemporâneo envolve diversas técnicas individuais de ataque:
Ataque do fundo: ataque realizado por um jogador que não se encontra na rede, ou seja, por um jogador que não ocupa as posições 2-4. O atacante não pode pisar na linha de três metros ou na parte frontal da quadra antes de tocar a bola, embora seja permitido que ele aterrisse nesta área após o ataque.
Diagonal ou Paralela: indica a direção da trajetória da bola no ataque, em relação às linhas laterais da quadra. Uma diagonal de ângulo bastante pronunciado, com a bola aterrissando na zona frontal da quadra adversária, é denominada "diagonal curta".
Cortada ou Remate: refere-se a um ataque em que a bola é acertada com força, com o objetivo de fazê-la aterrizar o mais rápido possível na quadra adversária. Uma cortada pode atingir velocidades de aproximadamente 200 km/h.
Largada: refere-se a um ataque em que jogador não acerta a bola com força, mas antes toca-a levemente, procurando direcioná-la para uma região da quadra adversária que não esteja bem coberta pela defesa.
Explorar o bloqueio: refere-se a um ataque em que o jogador não pretende fazer a bola tocar a quadra adversária, mas antes atingir com ela o bloqueio oponente de modo a que ela, posteriormente, aterisse em uma área fora de jogo.
Ataque sem força: o jogador acerta a bola mas reduz a força e conseqüentemente sua aceleração, numa tentativa de confundir a defesa adversária.
Bola de xeque: refere-se à cortada realizada por um dos jogadores que está na rede quando a equipe recebe uma "bola de graça"
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol

Uma técnica de recepção realizada com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos, o movimento da manchete tem início nas pernas e é realizado de baixo para cima numa posição mais ou menos cômoda, é importante que a perna seja flexionada na hora do movimento, garantindo maior precisão e comodidade no movimento. Ela é usada em bolas que vem em baixa altura, e que não tem chance de ser devolvida com o toque.
É considerada um dos fundamentos da defesa, sendo o tipo de defesa do saque e de cortadas mais usado no jogo de voleibol. É uma das técnicas essenciais para o líbero mas também é empregada por alguns levantadores para uma melhor colocação da bola para o atacante.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol

O levantamento é normalmente o segundo contato de um time com a bola. Seu principal objetivo consiste em posicioná-la de forma a permitir uma ação ofensiva por parte da equipe, ou seja, um ataque. A exemplo do passe, pode-se distinguir o levantamento pela forma como o jogador executa o movimento, ou seja, como "levantamento de toque" e "levantamento de manchete". Como o primeiro usualmente permite um controle maior, o segundo só é utilizado quando o passe está tão baixo que não permite manipular a bola com as pontas dos dedos, ou no voleibol de praia, em que as regras são mais restritas no que diz respeito à infração de "carregar".
Também costuma-se utilizar o termo "levantamento de costas", em referência à situação em que a bola é lançada na direção oposta àquela para a qual o levantador está olhando. Quando o jogador não levanta a bola para ser atacada por um de seus companheiros de equipe, mas decide lançá-la diretamente em direção à quadra adversária numa tentativa de conquistar o ponto rapidamente, diz-se que esta é uma "bola de segunda".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol

É constituída por 12 jogadores: -6 jogadores efectivos -6 jogadores suplentes -Até 2 líberos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário